top of page

A imagem da Nebulosa ETA Carina acima foi captada em 23/02/2018 na cidade de Amparo/SP, região da Serra da Bocaina, um dos poucos locais livres de poluição luminosa.

A câmera utilizada foi uma Canon XS (1000D) montada em tripé fixo, modificada para astrofotografia e com um filtro de clip CLS/CCD, lente 35 mm f.1/8 configurada com ISO 400. Foram empilhados 30 frames de 10 s. cada no software DeepSkyStacker para se chegar a essa imagem.

ETA Carina está a 7.500 anos luz da Terra e se localiza na constelação da Quilha, ou Carina em latim.

A nebulosa, também conhecida como Homúnculo, foi criada por uma grande erupção na Eta Carina em 1843 e vem se expandindo desde então. O Homúnculo tem a forma de dois lóbulos, constituídos de uma casca fina de poeira com cerca de 15 vezes a massa do Sol e 3 trilhões de quilômetros de extensão. O sistema binário de estrelas fica no encontro desses dois lóbulos.

Fonte: http://www.usp.br/agen/?p=180654

Efemérides Março/2021

Visibilidade dos planetas:

 

Fonte: Anuário Astronômico Catarinense 2021 do Prof. Alexandre Amorim.

Crab Nebula

Medição de crateras lunares

Em construção...

Star Formation

Observação de manchas solares.

Em construção...

Fiery Sun

Constelações preferidas.

Em construção...

JOSÉ ANTONIO DO AMARAL

UM POUCO SOBRE MIM

Mestre no Ensino de astronomia na educação básica, astrofotografia e astronomia amadora, tem como profissão professor do ensino médio e técnico do Centro Paula Souza e docente na Faculdade Anhanguera, nos cursos de desenvolvimento de sistemas e gestão da tecnologia da informação.

Em 2019 iniciei a construção de um pequeno observatório com 5 m2, que se encontra em fase de conclusão.

O objetivo é divulgar a astronomia além de fazer pesquisa planetária, lunar e do Sol através de observações com telescópios e astrofotografias.

Caso queira fazer alguma pergunta sobre astronomia, ou saber mais sobre o observatório, utilize o botão "pergunte ao observatório" logo abaixo.

Céus limpos!

StarTrailPoloCSul_270621.jpg
bottom of page